

CURSO VOCACIONAL – 2014/2016
O que é o curso vocacional 2014/2016
O que é o curso vocacional 2014/2016
Para o ano letivo de 2014/2015, o AEOF, além do ensino regular, propôs-se, em reunião de rede escolar e com parecer favorável da DGeste, ministrar formação para jovens, na vertente de ensino vocacional (curso do terceiro ciclo – Curso Vocacional 2014/2016 – Áreas vocacionais de Indústria e Serviços). As áreas vocacionais previstas abrangem um leque variado de áreas profissionais, permitindo aos alunos escolher o percurso que mais se adequa às suas aptidões e preferências.
Dos percursos apresentados em cada uma das áreas vocacionais salientamos que nas duas áreas vocacionais iniciais os conteúdos são comuns a todos os percursos possíveis, pois este agrupamento considera esses conteúdos transversais e de conhecimento pertinente independentemente das áreas profissionais escolhidas pelos alunos.
As restantes áreas vocacionais constituem-se na possibilidade do prosseguimento de 5 percursos formativos independentes, genéricos, estando a abertura destes limitada ao máximo de três percursos possíveis (esta contingência reflete o máximo de possibilidades de desdobramento indicadas para a organização da lecionação da formação vocacional).
Em cada um destes percursos existe ainda a possibilidade, sempre dependente do número mínimo de alunos e máximo de possibilidades de desdobramento, dos alunos experimentarem a iniciação de uma outra área profissional. Este facto reveste-se de extrema importância, pois permite aos alunos, caso o desejem, experimentar uma outra área profissional antes de escolherem o seu percurso formativo de nível secundário.
A oferta do ensino vocacional no terceiro ciclo, para o Curso Vocacional 2014/2016, será disponibilizada aos alunos que transitem do 6º para o 7º ano de escolaridade, que frequentem o 7º ano de escolaridade, com transição ou não, que frequentem o 8º ano de escolaridade e fiquem retidos, e que frequentem o 1º ano do curso vocacional do biénio de 2013/2015 e demonstrem elevado número de módulos por realizar e aptidões dispares da área de formação do curso que frequentam. A formação terá como pressupostos a aprendizagem de áreas vocacionais ligadas a uma dada área profissional genérica, elevando de forma significativa as suas espectativas face à escola. Estas áreas profissionais genéricas procurarão que os alunos experimentem várias tarefas e funções a elas inerentes, ligando as aprendizagens realizadas ao mundo real, por forma que no seu normal prosseguimento de estudos possam de forma mais consciente proceder às suas escolhas e eventualmente obter a sua maior especialização no eventual prosseguimento de estudos ao nível do ensino profissional.
O Curso Vocacional 2014-2016, Indústria e Serviços, oferecido pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades possibilita as seguintes opções para prosseguimento de estudos de nível secundário após os seus dois anos de percurso formativo:
O Curso Vocacional 2014-2016, Indústria e Serviços, oferecido pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira de Fradesado segundo a seguinte estrutura:
A formação vocacional possibilita a escolha de um dos seguintes percursos: