Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, o Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades informa a comunidade educativa que as atividades letivas continuam a desenvolver-se na modalidade de ensino à distância.
Para a generalização da implementação desta modalidade de ensino o agrupamento dispõe dos seguites meios:
- Email institucional;
- Classroom;
- Moodle;
- InovarAlunos;
encontrando-se ainda disponíveis as mais variadas plataformas externas, tais como a Escola Virtual, Aula Virtual, entre outras. Aos professores, por decisão da CAP de dia 16/03/2020, foi dada a liberdade de escolherem o meio que julgarem mais conveniente para chegar aos seus alunos, enviando orientações e tarefas, esclarecendo dúvidas e recolhendo posteriormente os trabalhos realizados.
Desta forma, solicita-se aos alunos, que estejam atentos ao seu email institucional, uma vez que este será o meio privilegiado de comunicação aluno <-> professor e aluno <-> aluno. Em caso de algum problema de acesso ao email deverão enviar mensagem, para o email atualizacaodados@aeof.pt, através de email alternativo, indicando o nome, turma e número de cartão de cidadão, referindo o problema detetado. Para os alunos que só agora serão detentores de email institucional, este será comunicado pelo professor titular de turma, diretor de turma ou via plataforma InovarAlunos, sendo a senha de acesso inicial o número de contribuinte do aluno. A plataforma moodle estará também disponível, como anteriormente referenciado, devendo os aluno aceder a partir do botão
sendo as credenciais as mesmas do email institucional. Os alunos que acedam pela primeira vez a esta plataforma deverão validar o link que lhes foi enviado para o email.
Aos pais e encarregados de educação aconselha-se que acompanhem os seus filhos/educandos no desenvolvimento das atividades e tarefas propostas, no tempo solicitado, para que os mesmos não se atrasem nos seus estudos. As tarefas a desenvolver serão, muitas vezes, realizadas no caderno do aluno, não carecendo de qualquer tecnologia específica. A recolha destas tarefas poderá ser feita pelas plataformas ou email, com recurso à digitalização, mas também é possível o uso da fotografia. As operadoras de telecomunicações, segundo os dados vindos a público, nesta fase de contingência, disponibilizaram mais 10Gb de dados em cada conta de telemóvel.
A todos os utilizadores das plataformas solicita-se que as utilizem de forma intencional e racional, para que os sistemas de telecomunicações e de alojamento suportem o grande volume de tráfego exigido. Desde já a CAP do AEOF pede a compreensão de todos para alguma oscilação na qualidade do serviço, mas proceder ao enorme reajustamento dos sistemas internos em curto espaço de tempo é um trabalho hercúleo.
A CAP—Oliveira de Frades, 19/03/2020