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FAQs

Área de FAQs do AEOF

Questões colocadas:

FAQs:

  1. “1- Porque não está a ser lecionada a disciplina de Educação Física em metade das turmas do 6º ano?” (Questão APAOF de 09/01/2020)
  • O docente faltou por motivos de doença, tendo apresentado o respetivo atestado. Não foi substituído em virtude da aplicação da DGAE de colocação de pessoal docente estar temporariamente suspensa devido à proximidade de conclusão do primeiro período do ano letivo de 2019/2020, facto que inviabilizou a substituição do docente em causa.

2. “2- O portão da saída para o exterior da Escola do Gimnodesportivo está quase sempre aberto. Confirma-se? Porquê?” (Questão APAOF de 09/01/2020)

  • Em primeiro lugar será importante esclarecer em que data e a que horas foi detetado o portão aberto. Refira-se que após as 17h15 e ao sábado o pavilhão gimnodesportivo regista várias atividades de índole desportiva de acordo com o protocolo tripartido de utilização das referidas instalações, estando neste tempo à responsabilidade das coletividades envolvidas e supervisionado por funcionário da autarquia. Durante o tempo de aulas, as indicações que os assistentes operacionais têm refletem a necessidade apertada de vigilância do referido portão, devendo este ser aberto apenas em caso de necessidade de entrada de fornecedores e/ou equipas de manutenção afetas à PE, estando impedida a circulação de veículos no espaço escolar em momentos de intervalo e reduzidas ao estritamente necessário (informação veiculada junto das empresas fornecedoras e prestadoras de serviços). Refira-se ainda, que é por este portão que se procede à retirada dos resíduos da cozinha, os quais são sempre realizados por assistentes operacionais da escola.

3. “3- Existem variadíssimas queixas de que a água dos banhos está fria. Os alunos que não tomam banho levam falta. Se têm 10 minutos para tomar banho e demora 5 minutos a chegar água quente aos chuveiros não dá tempo. Confirmam-se estas questões? Qual o procedimento a seguir?” (Questão APAOF de 09/01/2020)

  • A gestão técnica de instalações é realizada de forma centralizada e coordenada por elemento da direção, Eng. José Viegas, não se registando qualquer alerta relativamente a este facto. Será importante, quando se registar alguma ocorrência neste âmbito, que a mesma saja comunicada de imediato à direção ou ao Sr. Idálio, para correção do respetivo problema. Será também importante sinalizar a data e hora da ocorrência para acompanhamento junto da gestão centralizada.
  • Informa-se ainda que de acordo com as aprendizagens essenciais da disciplina, disponíveis no sítio da DGEC, em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/2_ciclo/5_educacao_fisica.pdf, a higiene pessoal constitui elemento fundamental no âmbito das aprendizagens da disciplina, sendo a mesma avaliada, conforme apresentado nos critérios de avaliação da mesma.
  • Informa-se ainda que é natural, que a primeira água que sai dos chuveiros, dois a três segundos, seja fria, pois é o espaço de tempo que demora a vazar a coluna de água da torneira até esta ser abastecida pela ponte de água quente. Este facto também acontece nas nossas casas e durante mais tempo, não deixando nós de proceder à nossa higiene pessoal.

4. “4- Como os Encarregados de Educação podem falar diretamente com um professor de disciplina que não o Diretor de Turma?” (Questão APAOF de 09/01/2020)

  • Os Encarregados de Educação devem falar diretamente com o Professor Titular de Grupo/Turma ou Diretor de Turma, uma vez que este professor é o coordenador da equipa educativa dos seus educandos. Estes elementos têm, no seu horário, dia e hora para atendimento aos Encarregados de Educação. Pressupondo que o tema da conversa será pedagógica deverá ser este o meio de comunicação. Não se exclui, no entanto, eventual reunião com algum professor em particular, no entanto o meio de cesso deverá ser efetuado via direção da escola, solicitando para tal agendamento de reunião.

“5- No refeitório bebem água da torneira?” (Questão APAOF de 09/01/2020)

  • Os alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, nos refeitórios em serviço, bebem água da torneira, sendo esta devidamente rastreada pela Câmara Municipal de Oliveira de Frades. Mais se informa que não é elegível o fornecimento de água engarrafada no âmbito das refeições escolares. No entanto, não existe qualquer indicação de oposição a que os alunos, que entendam, não possam consumir água engarrafada que eventualmente levem. No refeitório da escola sede, referimos ainda que a água fornecida nos bebedouros de serviço ao mesmo são dotados de filtro de carvão ativo.

“6- Existe algum local onde estejam os objetos perdidos pelos alunos no espaço escolar?” (Questão APAOF de 09/01/2020)

  • Na escola sede, os objetos perdidos em espaço escolar, por norma, quando não tenham identificação, são disponibilizados na portaria e devolvidos a quem faça prova dos mesmos. Como espaço alternativo e com a mesma praxis, também são disponibilizados na loja do aluno. Objetos de elevado valor patrimonial são devolvidos, a quem faça prova da sua pertença, através da direção.
  • No centro escolar, os objetos perdidos em espaço escolar, por norma, quando não tenham identificação, são disponibilizados na portaria e devolvidos a quem faça prova dos mesmos. Objetos de elevado valor patrimonial são devolvidos, a quem faça prova da sua pertença, através da coordenadora de estabelecimento.
  • Nos restantes estabelecimentos escolares os objetos perdidos são devolvidos através dos respetivos assistentes operacionais e professores.

“7- Porque não existem intervalos?” (Questão APAOF de 09/01/2020)

  • Os intervalos existem e estão consignados nos respetivos horários. Em aulas laboratoriais e oficinais, em função da dinâmica da aula, o intervalo entre blocos poderá ser suprimido e compensado no fim da aula.

“8- Os treinos do desporto escolar decorrem em simultâneo com horário de disciplinas da componente letiva?” (Questão APAOF de 09/01/2020)

  • As atividades do Desporto Escolar, em momento algum, se sobrepõem às atividades letivas. No entanto, é impossível disponibilizar todas as atividades do Desporto Escolar em momento sem atividades letivas, pelo que é natural que algumas atividades estejam sobrepostas com atividades letivas em algumas turmas, no entanto, a componente letiva prevalece. É preocupação da escola possibilitar a frequência do máximo de alunos nas atividades de Desporto Escolar, pelo que os seus treinos, em função do escalão, procuram abranger o máximo de alunos sem componente letiva.

“9- Quando chove quais são os espaços que os alunos podem utilizar para recriação lúdica?” (Questão APAOF de 09/01/2020)

  • Em dias de chuva os alunos podem usufruir dos seguintes espaços cobertos: -sala multiusos (vulgo refeitório); bar dos alunos; átrios e corredores do piso -1; átrios e corredores do piso 0; biblioteca (de acordo com as regras de utilização); recreio coberto do piso -1; e recreio coberto do piso 0

“10- Qual é o critério utilizado para a escolha dos alunos que frequentam os “nichos” (apoio)?” (Questão APAOF de 09/01/2020)

  • A agrupamento no desenvolvimento das suas atividades educativas tem em curso duas tipologias de apoio: apoio educativo acrescido e projeto AEOF+, vulgo ninhos AEOF.
  • O apoio educativo acrescido, como o nome indica, acresce à componente letiva normal do aluno. Este tipo de apoio resulta da proposta do professor de cada disciplina e é disponibilizado em caso de existirem recursos disponíveis para a lecionação de tal apoio. A frequência carece de autorização do Encarregado de Educação e da assiduidade por parte do aluno, sendo os mesmos retirados caso esta registe três ou mais faltas não justificadas. Gestão racional de recursos para quem quer aprender e superar as suas dificuldades.
  • O projeto AEOF+, constitui-se como aula Matemática, alternativa à disciplina na turma regular, lecionada à mesma hora que a disciplina com o professor titular de turma, caracterizando-se pelo exercício de uma aula em tudo semelhante à aula normal, mas com um grupo mais reduzido, permitindo que estes alunos possam a qualquer momento regressar ao grupo/turma. A existência de um grupo reduzido permite uma lecionação de maior proximidade entre professor/aluno dos conteúdos previstos. A seleção dos alunos que frequentam esta aula é realizada através de equipa educativa dos professores que lecionam o ano, procurando que os mesmos sejam recuperados o mais depressa possível e regressem à turma normal. Por este motivo, a seleção dos alunos que frequentam esta turma procura alunos que estejam no limiar da recuperação e que não necessitem de apoio acrescido. Para alunos com dificuldades mais profundas e significativas procura-se que o apoio seja prestado no formato de apoio acrescido, em grupo ainda mais reduzido, permitindo que o apoio seja ainda mais individualizado e direcionado para as dificuldades específicas detetadas.

“11- Porque as notas foram entregues depois do início do 2º Período letivo?”

  • As reuniões de avaliação com os Encarregados de Educação, no 1º período do presente ano letivo, decorreram após a interrupção de Natal, em virtude do calendário de reuniões ser apertado e não possibilitar a entrega das notas e diversos documentos inerentes à avaliação antes do dia 24 de dezembro. Este facto foi partilhado previamente com o presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, com a explicação da justificação da necessidade de adiamento da entrega das avaliações para o início do 2º período, tendo o mesmo reconhecido esta necessidade e não demonstrado qualquer inconveniente neste planeamento. Mais se informa, que esta calendarização foi alvo de reflexão em Conselho Pedagógico e aprovado pelo mesmo.
  • A título de informação, referimos ainda que as reuniões de avaliação dos diversos conselhos de turma decorreram entre as 14h30 do dia 17 e as 19h30 do dia 20 de dezembro. O dia 23 foi reservado para a conclusão de atas e dos mais diversos documentos inerentes à avaliação, pelo que só nos restaria o 24 de dezembro para a entregas das avaliações, dia que foi de tolerância de ponto para os funcionários públicos. As pautas de avaliação foram expostas no dia 23 de dezembro, às 12h00, hora que também foi disponibilizada a informação na área reservada dos alunos na plataforma eletrónica em uso no agrupamento.